Alimentos Saudáveis - Qual a importância dos alimentos coloridos?

Alimentos Saudáveis - Qual a importância dos alimentos coloridos?

Quem nunca ouviu falar que quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é?

A explicação é simples: Cada nutriente responsável por dar cor aos alimentos também exerce funções importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.

Por isso, quanto mais ingredientes de diferentes cores fizerem parte da sua refeição, melhor o seu corpo funcionará.

Separei por cores e de um jeito simples para que vocês entendam a importância do colorido!!

Laranja

O betacaroteno é uma substância antioxidante, que é responsável por dar a cor laranja a algumas frutas e legumes, como a cenoura, a manga, a abóbora e o mamão. Esse nutriente ainda ajuda na produção da vitamina A, e por isso é um aliado da visão, das unhas e do cabelo. Além disso, colabora para manter a pele bronzeada.

Vermelho

A principal substância presente em alimentos de cor vermelha é o licopeno. Por ser um importante antioxidante, ele ajuda a proteger, especialmente, o coração, a próstata e os pulmões de ataques dos radicais livres. Por isso, vale a pena inserir na rotina alimentar fontes desse nutriente, como o pimentão, o morango e o tomate.

Verde

O que dá a cor verde a alimentos como o abacate, a abobrinha e todas as folhas é a clorofila. Ela é responsável por inibir a ação dos radicais livres, desintoxica as células e cuida da saúde dos cabelos e da pele. Além disso, são fontes de ferro, que previne doenças como a anemia e a desnutrição e fortalece o sangue, de fósforo, que fortalece ossos e dentes, e de fibras, que melhoram a flora intestinal.

Amarelo

Alimentos de cor amarela, como o abacaxi e o maracujá, são fontes ricas de vitamina C, o que colabora para o fortalecimento da imunidade e na melhor absorção do ferro presente nas carnes. Os agentes antioxidantes presentes neles ainda ajudam na resistência dos ossos e dentes e na parede dos vasos sanguíneos. Esses alimentos ainda garantem uma melhor digestão.

Branco

O leite, o arroz, a couve-flor e outros alimentos de cor branca são fontes de cálcio e potássio, importantes para o fortalecimento dos ossos, a regulação da função cardíaca e o funcionamento muscular e nervoso.

Roxo

O principal nutriente presente em alimentos dessa cor é o ácido elágico, que combate o envelhecimento precoce e neutraliza substâncias cancerígenas. Exemplos de alimentos roxos são beterraba e uva.

Marrom

Os cereais integrais, o feijão e outras oleaginosas são ricos em carboidratos complexos e fibras, que conferem maior sensação de saciedade e regulam o funcionamento do intestino. Além disso, são ricos em vitamina E e vitaminas do complexo B.

A ingestão diária de verduras, legumes, frutas e proteínas de baixa caloria são essenciais para manter uma boa alimentação.

Os Alimentos industrializados são ricos em gorduras saturadas, gorduras trans e sódio e pobres em vitaminas e minerais. Esses alimentos devem ser cortados da vida.

Para muitos parece difícil manter uma alimentação adequada, mas tudo é uma questão de hábito e hoje já existem empresas especializadas em facilitar a sua alimentação diária. O prato deve ser colorido, variado e crie o hábito de avaliar sua refeição, veja se está colorida, se você come todos os dias sempre os mesmos alimentos. Assim conseguirá fazer uma avaliação de como está rotineiramente sua alimentação.

Uma alimentação saudável regada de muitos nutrientes, exercícios físicos e dietas balanceadas resultará em uma vida prolongada e útil, independente da idade.

Consulte sempre um Nutricionista que é o profissional adequado para a orientação alimentar, esse profissional avalia as necessidades de cada indivíduo, pois cada um de nós temos uma necessidade nutricional individual.

E aí, vamos nessa?

Namastê!

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