Yoga - Como fazer o Surya Namaskar (Saudação ao sol).

Yoga - Como fazer o Surya Namaskar (Saudação ao sol).

A saudação ao Sol é um exercício de movimento e respiração que funciona como uma preparação para o resto da prática de ásanas, sem ser exatamente um aquecimento.

Consiste em um grupo de movimentos que se fazem associados à respiração Ujjayi.

Por isso, ao praticar, os efeitos vão além do físico.

É importantíssimo levar em consideração o alinhamento do corpo em cada postura para evitar distensões.

A Saudação ao Sol é reconhecida como um movimento completo que, ao ser praticado, faz com que você desfrute de todos os benefícios do Yoga — Físicos e Mentais.

Como toda sequência do Yoga, apenas por se tornar consciente da sua respiração ao realizar as posturas, você se torna mais presente, expandindo sua consciência.

Surya Namaskar é composta por 12 posturas, é uma sequência bastante dinâmica e energizante.

É uma sequência rápida que sincroniza movimento e respiração, você leva menos de 15 minutos para repetir a série 12 vezes.

Surya Namaskar
Surya Namaskar

Não force seu corpo de nenhuma forma, realize a postura na amplitude que você conseguir. Com o tempo as posturas ficarão mais fluidas.

1 – Fique de pé na ponta da frente do seu tapete com os pés juntos e o peso equilibrado pelo corpo (sem tombar para um lado ou outro). (Postura montanha – Tadasana).

Respire profundamente e junte as mãos em posição de prece em frente ao peito. (Posição de prece – Añjali Mudrā).

2 – Inspire e levante os braços para o alto, mantendo os bíceps próximos às orelhas.

Incline um pouco o corpo para esticá-lo, jogando a pélvis um pouco para a frente e os braços para trás. (Postura dos braços para cima – Urdhva Hastasana).

3 – Ao expirar, jogue os braços para a frente e vá abaixando eles até o seu limite, devagar.

Mantenha a coluna ereta e, ao terminar de expirar, coloque as palmas da mão ao lado dos pés. (Alongamento para frente – Uttanasana).

4 – Ao inspirar, estique para trás a sua perna direita o máximo possível e olhe para frente. (Postura do Corredor – Ashwa Sanchalanasana).

5 – Ao inspirar novamente, agora estique para trás a sua perna esquerda e deixe o corpo reto (como se fosse fazer flexões de braço). (Postura da prancha – Kumbhakasana).

6 – Abaixe um pouco o corpo, como se fosse tocar o chão, mas não encoste, se mantenha sobre as palmas da mão. (Pracha baixa – Chaturanga Dandasana).

7 – Deslize para a frente e levante o peito enquanto olha para cima. A perna não toca o chão, as palmas das mãos continuam no chão e os cotovelos levemente dobrados. (Postura do cachorro olhando para cima – Urdhva Mukha Svanasana).

8 – Levante o quadril enquanto as palmas das mãos continuam no chão. Você deve ficar em uma posição de um V invertido. (Postura do cachorro olhando para baixo – Adho Mukha Svanasana).

9 – Ao inspirar, olhe para a frente e leve o joelho direito para frente, enquanto a perna esquerda fica esticada para trás. (Postura do Corredor – Ashwa Sanchalanasana).

10 – Ao expirar, traga o joelho da frente do corpo e repita a posição do passo 3. (Alongamento para frente – Uttanasana).

11 – Inspire e repita a posição do passo 2, com o corpo arqueado para trás. (Postura dos braços para cima – Urdhva Hastasana).

12 – Leve os braços para baixo, junte as mãos em posição de prece em frente ao peito. (Posição de prece – Añjali Mudrā).

As posturas são realmente para saudar o Sol, por isso é indicado que se pratique durante o dia, preferencialmente no amanhecer ou no entardecer.

Yoga é para todos.

Todos que possuem uma sincera disposição a disciplina do pensamento e do comportamento, pois é uma metodologia que trabalha com a mente. O corpo é apenas uma ferramenta adicional para o correto desempenho prático, não é necessário ter um corpo perfeito e flexível para que a prática seja possível.

Vamos nessa?

Namastê!Δ

 

 

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