Yoga – A Arte de bem respirar.

Yoga – A Arte de bem respirar.

Respirar de forma saudável não é um processo instintivo de sobrevivência.

A qualidade da sua respiração influencia no seu comportamento emocional, físico e psicológico.

Veja quantos benefícios temos quando respiramos adequadamente:

  • melhoria na circulação sanguínea;
  • alivio de dores;
  • diminuição da ansiedade;
  • facilita o metabolismo;
  • auxilia na proteção da pele;
  • contribui para o controle do peso;
  • possibilita mais qualidade de vida;
  • propicia noites de sono tranquilas;
  • auxilia em um bom desenvolvimento na prática de esportes.

Basta lembrarmos como respiramos a cada sensação de angústia, aflição ou ansiedade.

A sensação que temos é que precisamos engolir uma grande quantidade de ar para trazer uma sensação melhor.

Levamos o ar até o peito, colocamos um pouco mais e depois expulsamos de forma rápida pela boca como se isso desse o conforto que necessitamos.

Suspiramos e prosseguimos. Mas isso de nada adianta.

Pense agora na respiração enquanto dormimos. Se não fosse tranquila, não conseguiríamos relaxar e dormir. Essa respiração precisamos resgatar durante todo o nosso dia.

Quem pratica Yoga aprende a respirar. Mas quem não pratica pode se utilizar desses ensinamentos. Não só o Yoga, mas na maioria das artes orientais, a respiração é o centro de todo início.

O ar é o nosso principal alimento.

Respiramos aproximadamente 20 000 ciclos respiratórios por dia. Dormindo ou acordados.

É através da respiração que o oxigênio entra no nosso corpo e liberta o dióxido de carbono nocivo produzido pelas células.

O estilo de vida, a alimentação e a forma como respiramos têm influência no nosso Ph.

Existem quatro tipos de respiração:

1– Respiração alta ou clavicular.

Clavicular

2– Respiração média, intercostal ou torácica.

Intercostal

3– Respiração baixa, diafragmática ou abdominal.

Abdominal

4– Respiração total ou completa, em que usamos, em conjunto, os três tipos anteriormente descritos.

Quando observamos alguém em estado de ansiedade ou stress, verificamos que a sua respiração é rápida e torácica. Já a respiração de alguém que se encontra calmo e equilibrado tende a ser lenta e abdominal.

É importante aprendermos a respirar corretamente pelo abdômen.

Aprenda a respirar corretamente

Isso trará grandes benefícios para sua vida.

Aprenda a escutar o ritmo da sua respiração! Verá que com a prática regular de exercícios respiratórios, conseguirá o fortalecimento da sua saúde, isto é, o equilíbrio do corpo, mente e espírito.

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#DicaMudrart: Para corrigir o seu jeito de respirar não é necessária uma metodologia mirabolante, basta o amor, o respeito por você e exercícios de respiração, que exigem apenas uma postura confortável e a coluna ereta.

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Vamos nessa?

ΔNamastê!Δ

 

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