Yoga – Respiração Consciente e Pranayama.

Yoga – Respiração Consciente e Pranayama.

Com simples exercícios de respiração podemos melhorar os sintomas de ansiedade e estresse, além de proporcionar um dia a dia melhor, em todos os aspectos.

E entre alguns exercícios de respiração, que normalmente podem ser utilizados como um método convencional, estão os Pranayamas.

Em alguns casos, a ansiedade pode ser tratada de forma mais natural, sem precisar da ajuda de medicamentos. Mas só um especialista pode avaliar o caso, já que cada organismo é único. Por isso, nunca se automedique.

De fato, precisamos de oxigênio para sobreviver. Esse elemento químico entra em nossas células pela respiração e é carregado para todos os tecidos com a ajuda da hemoglobina, proteína presente no sangue. Mas, afinal, você sabe como respirar corretamente?

Tratando-se de uma atividade involuntária, a respiração pode (e deve) ser condicionada de maneira consciente. A maioria de nós, respira de forma incorreta, o que prejudica as reações executadas pelo organismo e traz uma série de malefícios para a saúde.

A respiração consciente gera uma série de benefícios ao organismo onde produzem pressões no ventre que atuam de forma eficiente e direta melhorando a digestão.

Também contribui para eliminar as toxinas que se formam no corpo, modificando os resíduos, equilibrando as funções orgânicas e ajudando no fortalecimento de organismos debilitados.

Estudos relatam que tornar a respiração mais lenta e profunda ajuda a acalmar e relaxar o organismo, diminuindo as batidas do coração. Além disso, a respiração correta ajuda melhorar a elasticidade dos pulmões, mantendo um bom equilíbrio entre os gases no corpo.

A respiração é fundamental para manter o bom funcionamento dos pulmões e de todo corpo humano, sendo essencial para a vida.

Veja os impactos de uma respiração inadequada e o que esses impactos causam a nossa saúde:

Aumento do estresse

Quando estamos estressados, uma respiração consciente nos ajuda a equilibrar o emocional, deixando-nos mais tranquilos. Várias técnicas de respiração, inclusive, são muito utilizadas no Yoga para potencializar essa conexão entre o físico e a mente.

Falta de energia

Respirar incorretamente traz ainda outra consequência para o nosso dia a dia: nos deixa muito cansados. Como o corpo não recebe todo o oxigênio que precisa, os níveis de energia se tornam cada vez mais baixos, e nossa produtividade cai consideravelmente.

Baixa concentração

É muito mais difícil se concentrar quando se respira incorretamente. E a razão para isso é bem simples: assim como outros órgãos, nosso cérebro é altamente oxigenado. Respirar bem, portanto, é fundamental para arrasar nos estudos e na vida profissional.

Acúmulo de toxinas no organismo

Além de oxigenar os tecidos do nosso corpo, a respiração auxilia a excreção de toxinas que são nocivas quando acumuladas, podendo prejudicar nossos órgãos. Por isso, respirar adequadamente é importantíssimo para evitar problemas em vários sistemas, como o digestivo, o cardiovascular, o respiratório, podendo também, trazer malefícios para a nossa pele e unhas.

Sono de má qualidade

O cansaço extremo e os níveis de estresse avançados, podem trazer problemas relacionados ao sono, gerando um efeito cascata difícil de conter. Fazer exercícios de respiração ajuda muito no descanso necessário do nosso corpo.

Dica de Pranayama (Exercício de Respiração)
Menina meditando

Nadi Shodhana:

Relaxe, permaneça sentado com os olhos fechados ou abertos, como preferir. Se conseguir, você pode ficar na postura de lótus, ou então sentado em uma cadeira ou sofá. Mantenha a coluna reta, é o momento de relaxar.

Com a mão direita, pegue o dedão direito e obstrua a narina direita. Inspire pela narina esquerda. Encha os pulmões e troque a narina em atividade. Tampe a narina esquerda e expire pela narina direita. Feito isso, inspire mais uma vez pela narina que acabou de expirar e troque a narina em atividade. Expire pela outra.

Esse exercício deve ser realizado continuamente. O indicado é realizar um ciclo completo de 5 rodadas de 10 a 12 respirações. Você pode, e é eficaz, aumentar a prática por pelo menos 10 minutos ao dia.

Lembre-se que antes de realizar qualquer tipo de prática é preciso conhecer um pouco mais sobre o seu corpo e, se necessário, ter o aval do seu médico.

Não adianta realizar os pranayamas se a sua respiração é inadequada no dia a dia, por isso fique sempre atento a respirar corretamente. Esteja atento ao agora. Verifique se a respiração utiliza o movimento involuntário e natural do diafragma.

Respirar corretamente não é nada difícil, e pode trazer uma série de vantagens para o seu organismo. Outra maneira de aprender a controlar a respiração é investir em cursos de Yoga ou Pilates, ganhando muito em qualidade de vida.

Seja como for, o importante é que saímos ganhando em energia, saúde e bem-estar.

Respirando

Namastê!

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